Re: transição 'potato'-->'woody' - longo

Olá, Thomé!

Muito obrigado pela boa vontade em responder minhas
dúvidas. Ainda que tu não te consideres (como estava
na tua mensagem) a pessoa mais qualificada para isto,
certamente me ajudou bastante. Valeu mesmo!

Aproveito o momento, então, para abusar um pouquinho
mais.

> Faz tempo que a Woody virou estável, heim?

Pois é! É o que dá a gente não ter internet em casa...
 :-)

> material que o Gleydson fez, que li na época, era
> para uma
> pronto. Por isso, acho que, apesar de te ajudar, o
> texto
> não servirá como "bíblia" (se é que me entende).

No texto, não há menção se o processo é ou não para a
woody stable. Não posso dizer se ferramentas novas são
utilizadas, porque é a primeira vez que entro em
contato mais direto com o apt para estas atividades
mais "complexas", por assim dizer. Confesso que o
'apt-get -u dist-upgrade' é novidade para mim.

Independente disto, os demais materiais que me
sugeriste são ainda menos específicos no que diz
respeito à realização desta transição. Apesar de já
ter lido bastante o Foca Linux, resolvir dar mais uma
consultada sobre informações direcionadas e nada
achei. O prático, do Kov, só conhecia de nome. Muito
bom!

> Na prática, a primeira coisa que vc tem que fazer é
> inserir
> as informações sobre os pacotes em seu computador,
> colocando os cds, um a um e usando o comando

Ok. Isto foi barbada! Pesquisando um pouco mais no
help do apt-get, descobri a opção '-s' para a
realização de uma simulação. Em outras palavras,

# apt-get -s -u dist-upgrade

Descobri que podia fazer tudo e ver o resultado sem
mexer em nada do meu sistema. Isto tranqüiliza a
gente.   ;-)

Mas surgiu uma preocupação: um e outro programa são
removidos durante o processo de atualização. Vejamos o
caso do 'gnuplot'. Trata-se de um programa importante
para meus trabalhos. Alguma razão para ele ser
eliminado? Ou será que o problema é a falta do
terceiro CD? Acho improvável, porque nos CDs da
potato, o pacote estava no 1o.

> Por via das dúvidas, conseguiria pelo menos o
> terceiro.

Vou tentar providenciá-lo. Obrigado.

> Talvez o mais recomendável hoje seja a reizerfs,
> mas, para a
> woody, sempre usei ext3, sem problemas maiores. A
> ext2 já me deu muito problema.

Assim que tiver algum tempo, vou dar uma estudada
melhor sobre os sistemas de arquivo do Debian. Nunca
tive maiores problemas com o ext2, mas também não
passo de um mero usuário final. E, apesar de tudo o
que é discutido na lista, não tenho interesse de
momento em utilizar o CDD-BR. Tanto menos o kurumin ou
o ubuntu. Nada pessoal. Apenas gosto de eu próprio
suar a camiseta e fazer minhas configurações; a gente
aprende muito. Quando há algum problema, sabemos onde
e como resolver.

Outra questão: suponhamos que eu tenha um problema
meio complicado de resolver. Tenho como reverter esta
transição? Pergunto isto, porque tenho um importante
trabalho acadêmico (programas C e documentos LaTeX)
que precisam estar funcionando em meu sistema a fim de
apresentá-los na Faculdade. Se tiver dificuldade, por
exemplo, de voltar a usar o X, preciso de uma solução
rápida, nem que isto signifique retornar ao Debian
2.2...

Obrigado novamente por qualquer ajuda.
Filipe Ronald