Re: transição 'potato'-->'woody' - longo

Em Ter 26 Abr 2005 08:54, FRNS escreveu:
> Mas surgiu uma preocupação: um e outro programa são
> removidos durante o processo de atualização. Vejamos o
> caso do 'gnuplot'. Trata-se de um programa importante
> para meus trabalhos. Alguma razão para ele ser
> eliminado? Ou será que o problema é a falta do
> terceiro CD? Acho improvável, porque nos CDs da
> potato, o pacote estava no 1o.

O gnuplot, de acordo com
http://packages.debian.org/cgi-bin/search_packages.pl?keywords=gnuplot&searchon=names&subword=1&version=all&release=all
está disponível para o woody e para o sarge. Mas durante as transições esses
problemas costumam acontecer. Algum conjunto de dependências pode obrigar a
primeiro desinstalar um pacote para depois instalar a versão nova.

> Vou tentar providenciá-lo. Obrigado.

> Assim que tiver algum tempo, vou dar uma estudada
> melhor sobre os sistemas de arquivo do Debian. Nunca
> tive maiores problemas com o ext2, mas também não
> passo de um mero usuário final. E, apesar de tudo o
> que é discutido na lista, não tenho interesse de
> momento em utilizar o CDD-BR. Tanto menos o kurumin ou
> o ubuntu. Nada pessoal. Apenas gosto de eu próprio
> suar a camiseta e fazer minhas configurações; a gente
> aprende muito. Quando há algum problema, sabemos onde
> e como resolver.

Eu também prefiro, a princípio, partir de um debian puro sangue, e até hoje só
fiz instalações woody ou sarge. Mas o cdd-br é puro debian também, e a forma
de resolver os problemas será a mesma do sarge. A única diferença é que as
configurações padrão são voltadas para o usuário final brasileiro (se estiver
errado, que alguém me corrija).

> Outra questão: suponhamos que eu tenha um problema
> meio complicado de resolver. Tenho como reverter esta
> transição? Pergunto isto, porque tenho um importante
> trabalho acadêmico (programas C e documentos LaTeX)
> que precisam estar funcionando em meu sistema a fim de
> apresentá-los na Faculdade. Se tiver dificuldade, por
> exemplo, de voltar a usar o X, preciso de uma solução
> rápida, nem que isto signifique retornar ao Debian
> 2.2...

Se você precisa estar com tudo funcionando o tempo todo, recomendo que instale
a nova versão numa partição diferente, ou ao menos num ambiente chroot. Ou
seja, recomendo que você faça uma nova instalação, em paralelo, e não um
upgrade. Quando você instalar uma nova versão da libc, me parece que seus
programas antigos podem parar de funcionar totalmente, e você corre o risco
de ficar na mão. (Novamente, posso estar enganado. Se for caso, haverá
certamente alguém para me corrigir).

[]s,

tiago.