Re: Curiosidade - Desktop

Em Seg 25 Abr 2005 17:58, Alexandre escreveu:
> Olá,
>
> Nesses últimos meses, muito tem se falado sobre o linux (debian) atuando
> como desktop, muitas mensagens citando o Kurumim e principalmente sobre o
> Umbutu. Eu tenho uma curiosidade, Quem aqui da lista utiliza o Debian como
> desktop, e qual gerenciador de janelas? e se não usa, qual o motivo? O que
> falta no Debian para que vc o utilize como desktop?
Não falta nada, eu o utilizo como desktop e estou muito longe de mudar. Agora,
isso não signifique que ele tenha tudo o que eu gostaria que tivesse. As
maiores limitações que já encontrei foram:
1) dicionários. em português, francês e inglês são quase sempre proprietários
e só rodam em windows. O wine não dá conta, ainda, na maioria das vezes, e o
qemu só agora está alcançando uma velocidade razoável.
2) ferramentas de diagramação (equivalentes ao adobe indesign): o scribus vai
ser muito bom, mas ainda não tem todos os recursos necessários e sempre tive
problemas para importar/exportar arquivos (mas não lembro dos detalhes, já
faz alguns meses que testei).
3) editor fácil de pequenos filmes. Ainda não achei nada que fosse ágil e
rápido para quem não conhece nada disso. É bem verdade que também não conheço
programa assim em nenhum SO, mas deve existir...
4) ferramentas para tradução (CAT). Existe o OmegaT, mas ainda faltam vários
recursos. E tem programas proprietários para linux (especialmente heartsome
xliff).
5) Passou um tópico aqui na lista há alguns meses comparando o gimp e o
photoshop, se não me engano, e afirmando que ainda não era possível uma
substituição completa, para profissionais. Para o que eu uso, o gimp dá conta
do recado.

Agora, todas essas questões dizem respeito não ao debian especificamente, mas
ao software livre em geral. Específico ao debian são somente os problemas de
freqüência de atualização das distribuições. Realmente, quando tentei usar o
woody no ano passado senti muita dificuldade, pois vários programas
importantes estão com versões quase inutilizáveis. No momento, o Sarge está
muito estável, o que facilita o uso em desktops, e o ubuntu surgiu exatamente
como mais uma alternativa. Por outro lado, os desenvolvedores debian estão se
esforçando para criar os meios de lançar novas versões com maior freqüência:
esse foi o tema principal dos debates das eleições para líder do projeto, que
acabaram de acontecer (em especial o projeto vancouver, se não me engano.)

[]s,

tiago.