Re: Curiosidade - Desktop

On Monday 25 April 2005 17:58, Alexandre wrote:
> Olá,

Olá Alexandre, boa noite !

Como vai, tudo bem ?

> Nesses últimos meses, muito tem se falado sobre o linux (debian) atuando
> como desktop, muitas mensagens citando o Kurumim e principalmente so-
> bre o Ubuntu. Eu tenho uma curiosidade: quem aqui da lista utiliza o Debian
> como desktop, e qual gerenciador de janelas? e se não usa, qual o motivo?
> O que falta no Debian para que vc o utilize como desktop?

Utilizo o Debian GNU/Linux versão sarge/testing em minha simples LAN (Local
Área Network, ou seja, rede local) de 3 computadores domésticos. Tive o
prazer imenso em conhecer o Debian em dezembro de 2004 e estudando
o Guia Foca Linux, o HowTo sobre o apt, o security howto e outros tutoriais,
estou apenas utilizando e trabalhando profissionalmente com o Debian.

Faço de tudo quando se diz desktop, até gosto de jogar de vez em quando.
É claro, temos que ser honestos e reconhecer que * ainda * o mundo do
código aberto (free software - não confundir com software gratuito) não
está totalmente 100% no mundo dos jogos, mas com certeza se tem títulos
bem bacanas rodando nativamente no GNU/Linux.

Além dos jogos, navego na Internet com o Firefox, gerencio mensagens de
emails no Kmail, ouço músicas no XMMS e no mpg123, assisto os epiósidios
da série '24 horas' no Mplayer e no Xine, crio textos PDF através do filtro
de exportação do OpenOffice.org, enfim, graças a Deus, apenas trabalho
com Software Livre.

Costumo utilizar mais o KDE (depois que atualizei para o 3.4 é que fico
mais apegado a este gerenciador de janelas. Mas não vamos retirar
os méritos do Gnome (o pacote DEB 'gnome-themes' e 'gnome-themes-extra'
me deixa personalizar a aparencia visual do Gnome, deixando-o do jeito
que eu, meus parentes e clientes gostamos). Em uma máquina (um
Intel  Celeron 500MHz com 256MB de RAM e HD de 6.2GB) tenho utilizado
o WindowMaker e o BlackBox para as tarefas em que exigem softwares
livres no modo gráfico.

E respondendo sua última pergunta (O que falta no Debian para que você
o utilize como desktop ?), deixo meu depoimento acima dizendo que o
Debian assim como muitas outras distribuições GNU/Linux estão preparadas
para o desktop em minha opinião. Perdendo alguns minutos na personali-
zação do KDE e do Gnome, o mesmo ficará apto para que qualquer usuário
possa receber instruções iniciais para usufruir de todo o poder que o
GNU/Linux oferece.

> Eu tenho em casa um micro com XP em uma partição e Debian na outra.
> Ainda não consegui utilizar 100% linux porque infelizmente outras pessoas
> utilizam o micro. Mas creio que falta muito pouco para me livrar do
> Windows.

Sim, concordo Alexandre. Com o tempo, chame seus familiares e lhes mostre
o KDE e seus aplicativos funcionando; o mesmo valendo para o Gnome.
Deixe-os a vontade na frente do computador e vá guiando-os nas tarefas
do dia-a-dia que eles realizam no Windows. Com o tempo, eles vão comentar
na mesa do café da manhã: "É Alexandre, agora sim podemos utilizar realmente
o computador, nunca pensei que os sistemas livres (por favor, explique para
seus familiares que Software Livre não é Software Gratuito!) fossem tão
bons, funcionais e estáveis". Não precisamos zombar de sistemas proprie-
tários mesmo que os mesmos utilizem-se de campanhas de marketing duvido-
sas para fazer a cabeça das pessoas.

Espero ter ajudado com meu depoimento pessoal.

Tenham todos da lista debian user portuguese uma excelente semana! Descul-
pem-me pelos erros de ortografia.

--
 Eder S. G. - E-Mail Pessoal: eder@esg-computacao.eti.br
 Analista de Sistemas em Softwares Livres - Juiz de Fora, MG, Brasil