Re: permitir um único servidor dhcp na rede

Thadeu Penna wrote:

On Tue, 19 Apr 2005, Rauklei P.S. Guimaraes wrote:

Thadeu Penna escreveu:

Tudo corria bem aqui até que alguém resolveu instalar um live-cd sozinho
(disseram que é fácil) e instalou um servidor de DHCP mal configurado que,
não sei porque, batia o meu servidor :( .

Aos feras do iptables: como permitir que apenas uma máquina sirva estes ips
na rede interna (10.0.0.0/24) ?
Por curiosidade: alguém sabe que servidor teria a prioridade de servir os
números ????

A prioridade é o primeiro que for atingido via broadcast. Acho melhor vc
desabilitar o dhcpserver deste livecd.

Foi o que eu fiz: bloqueei no server. Mas não há como impedir que outro
incauto faça o mesmo. Teoricamente, eu preciso é bloquear a porta 67 e
liberá-la só para meu servidor na rede interna. O problema é que eu ACHO
que esta porta é usada para pegar os IPs :) Tenho que ler sobre o
protocolo DHCP,  mas estou dando aula pelas próximas duas horas :(

Veja se o seu servidor oficial está como 'authoritative' (ou algo parecido). As novas versoes vem com isso desligado - acho que pra evitar problemas como esses. Se der certo, os clientes podem ignorar os dados enviados por um servidor non-authoritative

Outra opção é não deixar dar boot por CD e não dar a senha de root nem da BIOS a supostos 'entendidos' de informática... :-)

--
Marcos