Re: Firebird

Bem amigo, eu não tenho nenhuma experiência com o Firebird, somente um
pouco com o Interbase.

No meu caso, eu usaria alguma linguagem como DELPHI (windows) ou Kylix
(Linux) para ler estas bases que vc tem, usando um DBNavigator e uma
DBTable.

Mar você não precisa obrigatoriamente usar o Firebird, pode usar o
proprio INTERBASE, verão 5 (ou 6, não me lembro), que é gratuito.