Re: DFD no LINUX

On Thu, 17 Mar 2005, Eduardo Hiroshi Nakamura wrote:
> Agora por favor nao me diga que instalar pelo fonte eh bobagem, pois pelo fonte eu instalo ateh em FREEBSD e OPENBSD, sem prescisar jogar meu conhecimento de Linux fora!!!

A questão de instalar pelos fontes é que você perde a integração com o
sistema: um exemplo só:  os programas compilados a partir dos fontes não
aparece no menu Debian, que é independente do window manager. Cada pacote
Debian pode contar patches incluidos pelos desenvolvedores que facilitam a
integração com o sistema (libtoolize, etc..) sem contar a facilidade
enorme (sanidade, como disse o Kov) de manter seu sistema atualizável.

Para quem gosta de instalar pacotes e configurá-los eu recomendo:
1) apt-get source nome_do_pacote   (mais saudável)
  Instala os fontes do pacote debian. Configure o mesmo alterando o
arquivo debian/rules (e o changelog, se achar necessário).
2) dh-make  (se não existir o pacote fonte)
   rode no diretório do pacote extraído e será criado um subdiretório
debian, com vários arquivos template que você pode modificar a seu gosto e
deixar com cara de pacote oficial.

Depois de qq alternativa acima, rode o dpkg-buildpackage....
--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386