Re: iptables e skipe

Jvander wrote:
Olá,
Alguém saber quais as regras no iptables para liberar o skipe para parte da rede ou como bloqueá-lo da outra parte... (dá na mesma)?
Já procurei até no google... estou desesperado.

E acho que vc nao vai achar tão facil assim. Parafraseando o site de um colega aqui da lista:

"... o Skype (assim como o KaZaa) usa *todas* as 65535 portas possíveis para tentar se conectar aos servidores. Há uma configuração para ajuste de uma porta determinada de entrada (para receber ligações), mas não há possibilidade de ajustá-lo para usar uma única porta de saída.

O Skype sempre tenta diversas portas até encontrar uma aberta. O mecanismo de procura exato é proprietário, mas aparentemente ele busca uma centena de portas e depois tenta a 443. Na próxima conexão, ele não usa a 443, mas busca de novo outras portas diferentes das primeiras.

Na realidade, o Skype usa várias técnicas como essa para conseguir evasão dos sistemas de proteção. Essas técnicas têm sido desenvolvidas nos últimos anos para o uso de vírus e cavalos-de-tróia.

Provavelmente essa é a razão para o CERN ter proibido o Skype em toda a sua rede interna. ..."

http://www.carezia.eng.br/skype.html