Re: Freedows libera nova versão de codigo aberto

Sandro, conheco voce pessoalmente. Apesar que claro voce nao se lembra de mim.

Nao duvido das dificuldades sofridas na Conectiva, nos possiveis
"golpes" de mercado que tenham se abatido sobre a sua empresa, e no
amor que voce sentia (e talvez ainda sinta) por ela. Sei do orgulho
que voce tem pelo software livre, e pelo seu trabalho, da pra medir
isso nas suas palavras.

Como voce mesmo disse, 10 anos. Muita coisa pode ter mudado desde que
voce comecou sua jornada, sua visao, suas necessidades, e suas
ambicoes.

Nao quero medir ou especular sobre o que se passa quando voce resolve
investir numa nova empresa (Freedows) apos todos os reveses da vida.
Sei como isso eh.

Sei que apesar de todos os esforcos, voce eh um so, e mesmo que voce
de tudo de si nao pode estar em todo lugar. Atuar em tudo. Logo voce
pode constantemente sofrer de falhas que nao vieram de voce, mas estao
sobre sua responsabilidade.

Quanto ao Freedows, o que levou voce e seu time a desenvolverem uma
plataforma Open, e nao Free, passa vagamente pela minha cabeca. Uma
tentativa de abarcar o mercado corporativo? Dar um seguranca ao
usuario e a empresa que adquire seu produto?

Mas eu pessoalmente acredito que esta epoca passou.

Estamos (falo estamos, referindo-me a todos os desenvolvedores,
usuarios, e defensores da causa do SL), dizendo: Achamos injusto as
pessoas controlarem a forma que usamos nossos computadores, achamos
errado nao termos liberdade e nao termos o direito de olhar para o que
usamos, achamos injusto cobranca por "propriedade intelectual alheia",
achamos injustas as patentes.

Quando uma empresa, seja Freedows, Microsoft, ou RH, vai na direcao
que estamos indo contra, eh normal acharmos estranho. Quando o vento
contrario, sopra de redmond, esperamos por isso, sabemos que aqueles
ares nao sao nossos. Mas quando eles vem as nossas costas e com uma
enorme lufada tenta virar o nosso barco. Ai sim reclamamos as forcas
superiores, Por que?

O que eu me pergunto eh porque uma empresa de software livre, pega um
software genuinamente livre: Como xmms, evolution e diversos outros e
simplesmente renomeia.

Queremos saber (conforme o colega falou em mail anterior), por que
esta empresa vende este produto como um TRABALHO ARDUO. Mudar os
atribuitos de uma janela , nao eh a coisa mais complicada a se fazer.
Se voces fizeram alteracoes devolvam a comunidade da qual voce tanto
bebeu na fonte e tanto defendeu.

O que pedimos e nada mais do que a transparencia que lhe foi
oferecida. Nao so por mim, mas por todos os desenvolvedores,
tradutores, documentadores e ajudantes. Que fizeram com que a causa do
SL chegasse onde chegou.

Quanto as documentacoes citadas por favor, me passe a url, pois achei
o site do freedows muito confuso quanto a busca de informacoes
tecnicas (e procurei sim por algum tipo de contrato ou explicacao
sobre a forma de licenseamento)

Quanto ao nome por que nao usar OpenOffice.org?

E desculpe pelo tom, eh uma caracteristica minha.

Abracos Livres

--
Quando eu falar pra você RTFM, não fique chorando.
Vá até o google, e faça a mesma pergunta.

Antes de perguntar leia:
http://focalinux.cipsga.org.br/
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=pratico
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=apt-howto