Re: Apt: conflito estranho

Bom, vamos lá:

Rodrigo Baroni wrote:

  Olá todos,

   Estou tentando instalar o gaim da versão instável, mas não sei o
por quê que ele quer remover o aspell-pt-br e aspell-pt-common:

------------------------- Executando apt-get install gaim
-------------------------------------
gnu:/home/baroni# apt-get -o Debug::pkgProblemResolver=yes install
gaim -t unstable
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
Starting
Starting 2
Investigating aspell
Package aspell has broken dep on aspell-en
  Considering aspell-en 1 as a solution to aspell 1
  Re-Instated aspell-en
  Re-Instated aspell
Done
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  aspell aspell-en gaim-data libaspell-dev libaspell15 libstartup-notification0
Pacotes sugeridos :
  gnome-panel kicker evolution-data-server libzephyr3
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  aspell-pt-br aspell-pt-common
> Os pacotes a seguir serão atualizados :
>   aspell aspell-en gaim gaim-data libaspell-dev libaspell15
> libstartup-notification0
> 7 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 2 a serem removidos
> e 617 não atualizados.

Vendo aqui na net, o gaim depende do libaspell15 (>= 0.60), que por sua vez recomenda o aspell-en ou aspell-dictionary (que é um virutal package). Porem, esse comportamento é só do unstable, e se vc já tinha o aspell-pt-br do testing, ele pode não ter sido esperto o suficiente pra notar isso e dar um upgrade.

  Mas então quando eu mando instalar o (já instalado e atualizado)
aspell-pt-br e aspell-pt-common ele processe normalmente:

----------Executando apt-get install gaim aspell-pt-br,
aspell-pt-common--------------
gnu:/home/baroni# apt-get -o Debug::pkgProblemResolver=yes install
gaim aspell-pt-br aspell-pt-common  -t unstable

Aqui deve estar o problema: vc disse explicitamente pra pegar do unstable - e se vc colocar como testing? será q ele vai dar conflito com alguma coisa? Nesse caso, acho que a sequencia q vc fez na instalação foi importante...

[...]
   Embora agora tente remover o aspell-en. Se coloco para instalar ele
também ele prossegue normalmente sem remover então nenhum pacote.
Alguém sabe o por quê que ele está insistindo em remover o
aspell-pt-{br,common} ?

Bom, as minhas sugestões estão acima... veja se estou enganado, e depois mande a sua posição para a lista! :-)

   Estou usando um Debian Sarge como principal mas com acréscimo de
pacotes stable e unstable:

---------------Conteúdo do
/etc/apt/preferences-------------------------------------------
gnu:/home/baroni# cat /etc/apt/preferences Package: *
Pin: release a=stable
Pin-Priority: 600

Package: *
Pin: release a=testing
Pin-Priority: 900

Package: *
Pin: release a=unstable
Pin-Priority: 800

gnu:/home/baroni#

    Essas configurações de prioridade indicam para instalar sempre
pacotes da testing quando não indicado explicitamente qual tipo e
instalar pacotes unstable ou testing quando indicado com -t
testing|stable.

Eu nunca consegui usar direito os tres repositórios ao mesmo tempo; sempre fiquei com stable/testing e testing/unstable. Esse negócio de pin sempre me deu dor de cabeça e nao funcionava direito. Acabei criando um apt.conf com a diretiva 'APT::Default-Release "stable";' e uso dois repositórios apenas no sources.list.

--
Marcos

Rodrigo Ferreira Baroni