problema no apt-get update

Olá pessoal,

Ultimamente (ultimo mês, tavez mais) estou enfrentando problemas com o apt-get update. Recebo constantemente mensagens como:

# apt-get update
Obtendo:1 http://linorg.usp.br testing/main Packages [3250kB]
Err http://linorg.usp.br testing/main Packages
  Conexão expirou

[isso ocorre qdo ele baixa uns 2 ou 3 kbytes e ai paraliza - em geral é o testing/main e unstable/main]

ou

# apt-get update
Obtendo:1 http://linorg.usp.br testing/main Packages [3250kB]
Err http://linorg.usp.br testing/main Packages
  Erro lendo do servidor - read (104 Conexão fechada pela outra ponta)

[isso ocorre qdo depois de algum tempo tentando conectar no servidor]

ou ainda

# apt-get update
Obtendo:2 http://linorg.usp.br testing/contrib Packages [62,8kB]
1% [2 Packages gzip 0] [Aguardando por cabeçalhos]
gzip: stdin: invalid compressed data--crc error

gzip: stdin: invalid compressed data--length error
Err http://linorg.usp.br testing/contrib Packages
  Sub-processo gzip retornou um código de erro (1)

Já revirei meu sources.list, testei varios mirrors (mudei de linorg.usp.br pra ftp.br.debian.org, www.las.ic.unicamp.br, etc), mexi no /var/lib/apt/lists/* e nada. Só usei http, que é o que me interessa no momento. O que soluciona é ficar insistindo... até que uma hora vai.
Depois que ele fez o update, tudo vai que é uma boa!

Alguém tem passado por problemas semelhantes?
Apesar de eu gostar do debian, isso é realmente uma coisa realmente frustrante, pois não consigo instalar os programas que preciso na hora que preciso.

Meu sources.list como referencia:
$ cat /etc/apt/sources.list

deb http://linorg.usp.br/debian testing main contrib non-free
deb http://linorg.usp.br/debian-non-US testing/non-US main contrib non-free

deb http://security.debian.org/ testing/updates main

deb http://linorg.usp.br/debian unstable main contrib non-free
deb http://linorg.usp.br/debian-non-US unstable/non-US main contrib non-free

deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ unstable main

Agradeço qquer ajuda...

--
Marcos