hostid

Oi amigos,

eu estava precisando de um identificador único de uma máquina, quando
derepente me deparei com o hostid. Olhei no man e no info mas parece
está muito confuso como ele consegue o resultado. O man diz que é do IP
e o info (info coreutils hostid) diz que nem sempre. Dei uma olhada no
google, e as opiniões divergem, em especial nos sistemas (que não são
Solaris).

Alguém sabe de onde ele arruma esse número em hexa? Ou melhor ainda,
existe algum método de conseguir uma identificação única? tipo bios+mac
address+algumacoisadohd ?

Obrigado,
Leandro Santoro.