Re: [fora] Recebi um email estranho

* Savio Ramos (savio.debian@terra.com.br) wrote:

> Olá,
>
> Recebi uma mensagem de um mané dizendo que tinha estudado comigo. Nela
> continha um endereço eletrônico de uma foto.

Eu também :(

> Como jpg não transmite vírus, ainda mais para GNU/Linux, resolvi
> clicar para ver o que aconteceria. O endereço levou a uma página
> proibida.

Epa! Já existe sim código malicioso embutidos em imagens jpeg ha tempos!
Cuidado com estes conceitos, principalmente sobre a imunidade. Uma
imagem jpg pode conter um trojan, que fica no seu home esperando voce
contactar seu banco pela internet, e então envia seus dados para o dono
dele, que vai ficar muito feliz!

Mas isso daí tem nome: engenharia social. O cara manda e-mail falando de
uma mulher nigeriana que vai ser apedrejada, de uma linda garotinha que
foi sequestrada, de uma técnica que aumenta em até 3 vezes o tamanho do
penis, que foi sue colega de escola.

Você clicou na foto, mesmo sabendo que nunca houve um rafael em sua
lista de amigos. É a prova de que funciona. Se você, um cara mais velho
e com curso superior, caiu nessa, imagina as secretárias????

> Qual era intenção do sujeito que fez tal mensagem? Atingir um bug de
> quem usa Out-of-luck?

O link leva a uma página de um arquivo .scr, um virus para windows
mesmo. O e-mail é composto em HTML, e o link para a foto.jpg esconde a
URL verdadeira. Como meu cliente de e-mail converte tudo o que é tralha
em HTML para texto puro, fica fácil de ver, mas os pobres coitados
usuários de outlook ...

[]'d
--
Sexta-feira 13 parte LXXXIII, Jason encontra a Enterprise.