Debian parecendo Ruindows

Ola pessoal !!!!!!!1

Depois de muitas tentativas em solucionar meu problema
estou enviando este e-mail para lista para saber se
alguém da uma luz.
Minha maquina tem a seguinte configuração:
P III 1.0 GHz
placa-mãe Soyo 7VBA133u
placa de vídeo Nvidia 16 Mb vanta
placa de rede Realtek 10/100
Placa de som Creative SB-16 isa

O problema é que instalei o Debian sarge em minha
maquina depois de usar por muito tempo o Conectiva e o
Slackware, acontece que o Debian em minha máquina
parece um Windows 98, é só eu abrir algum aplicativo
do Kde nela que a maquina trava só saindo com
reinicialização, tanto no KDE como no Gnome, não
consigo usar a maquina por mais de 20 minutos
concecutivo e ja testei com o Kernel
2.4.27.1
2.4.27.2
2.6.8.1
2.6.8.2 e nada de funcionar corretamente tenho speedy
instalado e estou sempre atualizando mas nada, se
alguém tiver alguma luz ou dica para isso fale pq ja
estou desistindo do Debian, faloooooooooo

Yahoo! Acesso Grátis - Instale o discador do Yahoo! agora. http://br.acesso.yahoo.com/ - Internet rápida e grátis