Re: fontes enormes ao imprimir no mozilla

On Mon, Jan 31, 2005 at 10:31:28AM -0200, Marcio de Araujo Benedito wrote:
> Instalei um debian sarge via debian-br-cdd para um amigo, e atualizei
> para unstable. Ao imprimir na impressora HP Deskjet 840 sai tudo normal,
> exceto no mozilla, que imprime os sites com fontes enormes, tipo duas
> letras por folha (sem exagero).
>
> Procurei no google com or argumentos 'large font prin mozilla' e não
> retornou nenhuma coisa parecida.
>
> Na minha máquina do trabalho, que usa sarge, removi o Xprint e para
> imprimir do mozilla coloquei o comando gtklp nas configurações da
> impressora postscript/default, e as impresões saem normal. Pensei então
> [...]

Este bug do Xprint já é clássico...

Serei breve, pois disponho de pouco tempo no momento:
Na maioria das vezes este problema pode ser sanado pela configuração de
resolução do xprint. Se seu amigo tem uma impressora de
300pontosporpolegada, você deve experimentar a opção
"default-printer-resolution" em /etc/Xprint/C/print/attributes/printer e
/etc/Xprint/C/print/attributes/document. Ou outro atributo que permita
identificar a resolução da impressora. (_man xprint_ também é uma boa
fonte)
Isto não deveria ocorrer em um sistema de impressão apropriado gerando
postscript independente da resolução da impressora... por isso há muitas
pessoas criticando o xprint... e com razão.
Um teste: Na tela de impressão do mozilla, selecione a opção
xp_ps_spool* ao invés de lp@64, depois aponte para HOME/Xprintjobs/ e
faça lpr _arquivo_ no arquivo que foi gerado aí. Geralmente a impressão
funciona sem problemas... aqui vemos o problema com o xprint.

Ele também apresenta erros no manuseio de fontes, principalmente quando
a webpage não especifica a fonte a ser usada... aqui ele faz uma
lambança!
Se você quiser, pode remové-lo sem problemas (apesar do mozilla tê-lo
como sistema de impressão padrão). Eu, por exemplo, recomendo, para
usuários domésticos, um simples magicfilter + lprng e a conseqüente
felicidade.

Apresentei a solução mais comum e uma observação sobre fontes (cuja solução fico devendo pra depois), mas há várias outras coisas a tentar. Veja o que consegue fazer com as informações que passei e retorne com os resultados e questões e eu responderei com mais detalhes, mais calma e mais tempo.

Sem mais,
--
mandioca