Como customizar os pacotes da instalação do Sarge?

Olá pessoal,

    Estou tentanto customizar a distribuição Sarge do Debian para agilizar os processos de instalação, pois instalo essa distribuição frequentemente, sempre adicionando e removendo os mesmos pacotes.
    Encontrei um arquivo \dists\sarge\main\binary-i386\packages no CD de instalação que contém uma lista de pacotes, mas não sei se são utilizados na instalação. Até pensei em editar a lista, mas ai existem alguns problemas:
    - Dependencias entre pacotes;
    - Existem programas que eu sou obrigado a compilar e que não estão entre os programas disponíveis através do apt (openssl 0.9.7d, por exemplo).
    - Pode ser que eu tenha um monte de trabalho alterando o arquivo e eu nem sei se é esse o lugar certo pra mexer.
    Por isso gostaria de alguma dica de alguem que já passou por isso, ou então algum site que fale como fazer ou diga onde eu tenho que começar a mexer.

Valeu,

Vítor