Listando 'Environment Variables'

Alô Debian Users!

Não sou programador, nem beta-tester. Mas, humildemente, gostaria de entender umas coisas (não que eu não tenha procurado aprender sobre o assunto, mas é que me parece um pouco complicado mesmo).

- Como o Sistema sabe onde encontrar as Variáveis de Ambiente do usuário?
- É possível listar todas as variáveis carregadas?
- Como eu modifico uma variável de ambiente não apenas na corrente seção, mas para todo o sempre?

Desculpem por essa montoeira de perguntas, mas é que estou tentando fazer umas coisas há um tempão e não tive muito sucesso.

Abraços a todos os que entendem as mágicas do Debian.

WMagalhães