Teclado padrão para todo o sistema

Alô pessoal!

Eu instalei o Debian-BR 3 em minha máquina, com GNOME e KDE.
No console e no ambiente KDE meu teclado pt_BR ABNT2 funciona numa boa, mas quando acesso o GNOME algumas teclas falham. Pesquisei sobre o assunto e consegui informações sobre como configurar o teclado no X, mas só funcionou para o KDE. È com se o Sawfish tivesse um arquivo de configuração próprio...

(Para não pensarem que sou preguiçoso, estou lendo todos os manuais escritos pelo Gustavo Noronha, Gleydson e um do Osamu Aoki [Debian Reference]=).

Agradeço qualquer nova informação.

Wanderson