ACESSO EXTERNO AO SERVIDOR VIA SSH

Caro amigos depois de muito procurar na internet encontrei algumas informações meio
perdidas....

Possuo um Modem D-LINK, modelo DSL-500G e um acesso pela BR TURBO, para uma rede
com um servidor linux.... Bom tudo funciona 10 com o modem como router...

O modem tem IP 10.1.1.1 e o servidor 10.1.1.100 fora da faixa de DHCO do modem
roteador.

Assim a internet funcina OK.

Mas gostaria de mudar e sei como fazer o servidor compartilhar o acesso seja pelo
squid ou NAT.

Mas o real problema começa quando desejo acessar o servidor com SSH de fora, via IP
externo do modem ADSL.

O que preciso é saber como configurar o modem ADSL para colocar o IP externo
(válido na internet) na placa de rede eth0 do servidor, para que eu possa então
criar as regras com  o IPTABLES.

Ele está como router e com dhcp ligado.

Obrigado.....