Re: Qual Linux usar?

Ao invés de responder apenas à pergunta, respondo ao todo o e-mail em
PVT. Afinal, minha intenção também não é criar flames e, se dois não
querem, ninguém flameia ;)

Boni wrote:
Não é não :) Primeiro que diversos programas estavam dando conflitos de
bibliotecas e sofrendo segfault (ei, eu já vi isto antes ;D) e houve
Kernel 2.6 amigo, acabei de ter problemas com uma placa via-rhine no
gentoo
compilando o kernel 2.6.x  , e tive que recompilá-lo no 2.4.x, subia na
hora!!!  Não tem a ver com distribuições !

Quase lá... Eu já recompilei o kernel 2.6.8 na minha máquina (e adivinhe
qual é minha placa de rede?[1] :D), e naturalmente tive problemas - mas
eram muito mais localizados e simples. De qualquer forma, mais valeu
reinstalar o Debian que baixar o kernel 2.4. Aliás, como eu baixaria o
kernel-image-2.4.x ou o kernel-source-2.4.x com o apt-get dando segfault
toda hora? Baixaria o tar.gz em outro lugar, gravaria num CD, traria
para o computador e o compilaria? É, seria um bom começo para ser um
slackguy :D

As bibliotecas do Kurumin costumam *estranhar* alguns pacotes mais
incomuns (e outros nem tanto, como as dependências do
gnome-desktop-environment). Deve haver solução para isto, mas preferi
conseguir um CD do Debian e reinstalá-lo. Foi bem mais simples...

dois casos simples de quebra de dependências de repositório. Outro
detalhe (mas este já deve ter sido revisto) é que o meu Kurumin (3.3.1,
creio) tinha como repositórios básicos os de ftp.de.debian.org com
excessão do primeiro - tive de esperar uma atualização de cerca de 200
MB terminar para pôr repositórios mais próximos e rápidos.
Repositório é algo que vc pode mudar a qualquer momento, independe da
distribuição tbem. Que atualização é essa de 200?

A qualquer momento não: tente mudar os repositórios do sources.llist
durante um apt-get upgrade ;)

para atualizar a lista dos repositórios de sua distro?

Não foi uma atualização 'update': foi uma atualização 'upgrade'.

Me diga o que vc faz com o Debian que vc não pode fazer com o Kurumin?

Nada. Mas algumas coisas que fiz foram mais fáceis no Debian.

que quase chorou usando ssh pela primeira vez :D  Agora, para mim que
mexo com Lazarus, PostgreSQL, Apache, GNOME, Mozilla, Window Maker...
tsc, tsc... fica inviável.
Vc não consegue fazer esses programas funcionarem no Kurumin ?????

Se eu continuasse tentando, conseguiria.

Kurumin é bom quando você usa KDE e vai deixá-lo quieto por algum
tempo...
Bom iria te falar pra tentar o Gentoo, mas vejo que vc precisa ler
muito foca
linux pra fazer isso !!!!

Oras, obrigado, mas estou configurando um servidor web em Gentoo e estou
tendo sucesso, afinal. E de qualquer forma, estou lendo o Foca Linux
também. Que pessoal apressado... :)

abraços,

Tantos outros.

[1] Curiosamente, o Kurumin funcionava bem quando eu o usava como LiveCD...
--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB - Usuário Linux nº 366316