>                 <*> Open Sound System (DEPRECATED)
>                 <*>   VIA 82C686 Audio Codec
>                 [*]     VIA 82C686 MIDI
>                 <*>   OSS sound modules
>                 [*]     Verbose initialisation
>                 [*]     Persistent DMA buffers
>                 <*>     Loopback MIDI device support
>                 <*>     MPU-401 support (NOT for SB16)

Retire a parte acima, do OSS. Você já tem o ALSA, não precisa de mais
nada. Uso a mesma placa que você, onboard, kernel 2.6.10.

serv:~# lsmod
Module                  Size  Used by
nvidia               3468732  12
serv:~#

Funciona direitinho. Distorce um pouco o som se você deixar os DXS em um
nível muito alto - coloco em 90% e funciona numa boa.

Abraços,
Ivo