Re: Aumenta risco de vulnerabilidade do Linux

É... parece que é sério mesmo. Todo mundo está falando. Se você tiver uma conta de usuário, poderia ganhar acesso root com um pequeno trabalho. É o que estou tentando fazer com o exploit divulgado.

Tentei rodar o exploit em meu sistema, (Debian 3.0, kernel 2.4.27) mas sem sucesso. Vamos ver se alguém consegue me ajudar.

O exploit não funciona porque não está montado o /dev/shm. Ele deveria ser montado com:

mount -t tmpfs tmpfs /dev/shm

Porém, apenas o root pode fazer isso (o que não é bom para o invasor). Uma outra maneira seria modificar o fonte do exploit de modo que gravasse os arquivos temporários num outro diretório, ao invés do /dev/shm, (por exemplo, /tmp/shm), o que seria possivel a qualquer usuário. Fiz a modificação no fonte, substituindo a linha
#define LIBNAME         "/dev/shm/_elf_lib"
por esta:
#define LIBNAME         "/tmp/shm"

Contudo, ainda não consegui obter resultado positivo. Recebo a mensagem:
[-] FAILED: open lib (/tmp/shm not writable?) (Is a directory)

Alguém tem idéia do que está acontecendo?

[]'s, G.Paulo.