Re: RES: RES: erro após compilar kernel 2.6

On Fri, Jan 14, 2005 at 08:57:55AM -0300, Fernando Gieseler wrote:
> Bem Leandro,
> Todas as vezes que tentei atualizar para o kernel 2.6 sem esse parâmetro, deu erro no unable to mount root fs.
> Mesmo colocando no kernel os fs (ext2,ext3,jfs,etc) como compilados.
> Não sei, Mas no kernel 2.4 nunca tinha colocado esse parâmetro.
> Abraços,

Olá

Estou respondendo para a lista também.

Pois é, comigo é diferente. Nunca usei initrd em nenhum kernel que
compilei. E uso o 2.6 desde o 2.6.0. Agora mesmo em outra máquina daqui
de casa está rodando o 2.6.8.1 compilado por mim.

Buenas, retirado do man page do initrd:

"INITRD(4)		  Manual do Programador Linux		     INITRD(4)

NOME
       initrd - carregador de inicialização inicializado com disco RAM

(...)

USO
       A motivação principal para implementação de initrd é para permitir  uma
       configuração modular do kernel na isntalação do sistema.

(...)
       A função de chave de /dev/initrd no citado acima é para	o  re-uso  dos
       dados  de  configuração durante a operação normal do sistema sem a req-
       uisição inicial no seleção do kernel, um kernel genérico longo  ou,  um
       kernel recompilado.

       Um  segundo  cenário  é para instalações onde o Linux é executado sobre
       sistemas com diferentes configurações de hardware em uma  simples  rede
       administrativa.	 Em casos semelhantes, pode ser desejável usar somente
       um pequeno conjunto de kerneis (idealmente somente um) e por economia o
       sistema	especifico  parte de informações de configurações como pequena
       como possível.  Neste caso, cria um arquivo comum com todos os  módulos
       necessários.   Então, somente o arquivo /linuxrc para um arquivo execu-
       tado por /linuxrc pode ser diferente.

       Um terçeiro cenário é mais conveniente para disco de recuperação.   Por
       causa  de  informações  como  a	localização  da partição do sistema de
       arquivo raiz não ser necessária em tempo de cargo, o sistema  pode  ser
       carregado  a  partir  de /dev/initrd que pode usar um diálogo e/ou auto
       detecção seguida por uma possível controle de sanidade.

       Por último mas não menos importante, as distribuições Linux  em	CD-ROM
       podem  usar  initrd  para  instalação facilitada a partir do CD-ROM.  A
       distribuição pode usar LOADLIN para carga diretamentente /dev/initrd  a
       partir  do  CD-ROM sem o uso de qualquer disquete.  A distribuição pode
       também usar um disquete de inicialização LILO e então um  grande  disco
       RAM via /dev/initrd a partir do CD-ROM.

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.
       André  L.  Fassone  Canova  <lonelywolf@blv.com.br>  (tradução)	Carlos
       Augusto Horylka <horylka@conectiva.com.br> (revisão)

Linux 2.0			   6/11/1997			     INITRD(4)"

Bom, acho que nós dois temos razão.

Se vc vai compilar um kernel para usar na sua rede inteira, então o
initrd é interessante. Se vai compilar para apenas uma máquina, não
precisa disso.

Um abraço

Leandro

--