GPG: Assinando e-mails em webmails?

Olá pessoal,

	Estou tentando utilizar o gpg diretamente no webmail (no caso, no
webmail do gmail), para isso tenho feito:

	1) Escrevo uma mensagem em um editor (vim)
	2) Assino a mensagem (gpg --clearsign <mensagem_email.txt>)
	3) Copio e colo a mensagem com a assinatura no form do webmail
	(do gmail)
	4) Envio (para mim mesmo, para testar)

	Então, depois de receber o e-mail, tento verificar a assinatura:

	1) Copio o corpo do e-mail em um editor (iniciando em ---BEGIN--... até
	---END--- inclusive, de acordo com o início e fim da mensagem original
	quando assinada) e colo no editor (vim novamente)
	2) Tento verificar a assinatura (gpg --verify email_recebido.txt)

	Mas a assinatura não está conferindo. Então verifiquei as diferenças das
mensagens (diff mensagem_email.txt email_recebido.txt) e vi que o gmail insere
alguns campos na mensagem (espaços em branco, e alguns sem sinais algum). Tentei
obter o corpo da mensagem à partir do fonte/original, mas quando peço para
exibir o fonte original os caracteres acentuados são distorcidos com símbolos
ilegíveis (talvez algum servidor do gmail esteja utilizando e processando os
emails com algum outro tipo de caracteres).

        Procurei no google e não achei nada sobre isso, ou sobre utilização do
desse modo em webmails. Alguém tem alguma idéia?

PS: A idéia é não ter que utilizar um cliente de email (mutt, thunderbird, pine,
etc.), mas sim encontrar algum meio de poder assinar emails com o gpg em
webmails.

PS2: Esta própria mensagem segue assinada, sendo editada pelo vim, salva,
assinada pelo gpg, e o conteúdo copiado e colado no webmail do gmail. Se alguém
quiser tentar conferir a assinatura para ver se pode ser algum problema apenas
no webmail do gmail na hora da apresentação do conteúdo do email, ou mesmo no
meu browser, agradeço.

PS3: Estou usando UTF-8

Abraços
- --
Rodrigo Ferreira Baroni
" ... mas se é  algo cujo conhecimento a humanidade poderá se beneficiar tremen-
damente,  eu não devo reter pra mim. A proposta da ciência e da tecnologia é de-
senvolver informações  úteis para a humanidade para ajudar as  pessoas a viverem
suas vidas  de forma melhor. Se prometemos  reter essa  informação, se mantiver-
mos segredo, então estaremos traindo a missão de nossa área."
         - Richard Stallman - Presidente da Fundação do Software Livre
                      { Free Software Foundation: www.fsf.org }