Re: testar cd gravado

No dia 30/11/2004 às 11:07,
Thadeu Penna <tjpp@if.uff.br> escreveu:

> Eu gostaria muito de entender, como físico, como a velocidade de
> gravação influencia na leitura. Como o DVD é um meio digital (0 ou 1) ou
> a informação está gravada ou não está.  Pelo pouco que sei de gravação
> em meios digitais, a velocidade de gravação não tem nada a ver com a
> velocidade de leitura (exceto, é claro, se você gravar em velocidades
> acima do que o disco foi projetado - mas aí não lê em lugar nenhum).
> O que permite ler meios regraváveis é a potencia do laser e não a
> velocidade de gravação: 0 é 0, 1 é 1 e uma maçã é uma maçã é uma maçã.

Maior velocidade de gravação/rotação, teoricamente maior possibilidade de
imprecisão da atuação do feixe laser sobre o material da mídia. A gravação é
digital, mas o meio de gravação (o material da mídia) precisa ser
"queimado". E esta "queimação" nunca é exatamente precisa, isto é, se a
profundidade do "furo" ideal é 'x' mícrons, o laser pode atuar com algum
ruído, como 'x +- delta', e dependendo desta oscilação, o valor
"binário" pode ser interpretado incorretamente pelo gravador --que possui
algumas tolerâncias e algoritmos de correção, mas com limite, claro. Na
verdade, uma gravação de CD/DVDs raramente vem sem problemas. Todavia,
existe uma redundância de dados que permite "inferir" qual o valor de um
bit problemático, desde que os erros não sejam tão freqüentes.

Percebe-se, portanto, que tudo isso está atrelado à qualidade e precisão do
gravador, velocidade de gravação e qualidade da mídia (basicamente da
composição física/química).

--
Douglas Augusto
                                                          [Netiqueta]