Re: [FORA DO TOPICO] software livre evita o fork???

Não. o fork é uma coisa desejada. Se é uma diferença para o software
proprietário é porque existe a possibilidade de fazer sem problemas de
patentes. Software livre precisamente trata da liberdade não só de
usar software de um jeito não previsto pelo autor senão também da
liberdade de alterar este software para ajustar ele a um propósito
novo, incluindo a liberdade de compartilhar esta alteração com outros
usuários. Acho que é a parte essencial do software livre que posso
fazer isso mesmo não tendo um propósito novo, senão simplesmente
porque gosto dele mais de outra forma (deixando de lado se assim
estaria usando bem o meu tempo).

[...]

[...]

A autoria do software no fundo é inalterável. Se alguem escreveu o
código ele escreveu e mesmo que houver um contrato legal dizendo outra
coisa, qualquer afirmação contrária faltaria à verdade. O software
livre não é contra a manifestação desta verdade, mesmo que algum caso
com os desenvolvedores do X na debian poderia induzir ao erro que
fosse (lá tratava-se de não manifestar a autoria em um lugar destacado
e não da manifestação de uma autoria diferente). Contrariamente, o
costume é que enquanto houver pelo menos alguma peça significante
no código (deixo aos ternos definir "significante"), o autor original
é mencionado nos créditos, mesmo que seja uma proporção
quantitativamente pequena. Conheço casos em que o autor original é
mencionado mesmo após um rewrite total, sem uma só linha de código
original, simplesmente para honrar a iniciativa e idéia originais. Se
isso não é o caso com este software em particular, com certeza não é
um problema europeu versus brasileiro. É simplesmente um erro do quem
iniciou o fork. Como todos merecemos o benefício da dúvida, o melhor
seria assumir que não foi por má fé é só um simples erro. Assim seria
recomendável, o autor brasileiro pedir ao forqueador que mencione a
autoria correcta e verdadeira. Caso que este se negar, ainda cabem
medidas judiciais, pois o GPL não é uma licença para mentir.

[...]

Não evita, e sim anima para fazer ele, mesmo que seria mais
beneficioso para a comunidade de usuários os desenvolvedores brigar
menos e cooperar mais. Mas eles tem o direito de desconcordar e brigar
tudo o que desejem.

De novo tendo a pensar que não há segunda intenção. Não seria possível
que o desenvolvedor debian correspondente achou a segunda versão antes
da primeira, deixou de procurar e nunca viu a versão original? Talvez
o browser dele deu menos preferência à página original porque naquela
há coisas em português e ele prefer flamenco, francês e inglês? Em
qualquer caso, não há impedimento algum para mandar uma mensagem para
ele e explicar porque você acha melhor a versão original. E se ele não
concordar, ainda pode facilitar um pacote debian para todos os
usuários, oferecendo uma alternativa bem no espírito do software
livre.

c.s.