[FORA DO TOPICO] software livre evita o fork???

Uma das premissas do software livre é a GPL, e um argumento muito
utilizado para a defesa da licença é que ela evita o fork, uma vez que
os produtos livres sob a GPL podem receber as modificações, inclusive a
revelia do autor original, e estas modificações segurem em frente, mas
não como sendo um "clone".

Hoje fui ler a DWN e vi na lista dos pacotes novos na distro o kturtle.
Trabalhamos aqui em BHZ na educação com robotica usando software livre e
sucata, e encontramos no klogo-turtle um apoio fenomenal. O klogo-turtle
é um software construido usando a linguagem logo, desenvolvido usando QT
e integravel ao KDE, e ele é fruto de um pesquisador brasileiro,
Euclides Chuma euclideschuma@yahoo.com.br,
http://klogoturtle.sourceforge.net/

Porém, o que descubro ao instalar o pacote na minha máquina:

china@prodabel815:~$ cat /usr/share/doc/kturtle/AUTHORS
Cies Breijs <cies # showroommama.nl>
Main developer and initiator

Walter Schreppers <Walter.Schreppers # ua.ac.be>
Author of "wsbasic" (wsbasic.sf.net) the base for the interpreter of KTurtle

Anne-Marie Mahfouf <annemarie.mahfouf # free.fr>
Big contributor, supporter and fan
china@prodabel815:~$

Pesquisando mais a fundo, descobrir, através do autor do klogo-turtle,
que um pesquisador europeu que usava o klogo-turtle disse que o produto
era bom, mas iria fazer um fork porque tinha de implementar "umas
melhorias". Ele entao fez um fork e rebatizou de kturtle, porém ele nao
tem quase nada de diferente, e o que ele mexeu fez piorar o software na
minha opinião.

Bom, enquanto isso os comandos de robotica para movimentar robos ja
estao inseridos no klogo-turtle, que o europeu devera pegar tambem pelo
CVS para colocar em seu clone.

ENtão software livre e GPL não evita fork.

Mas ainda assim eu me pergunto: Por que foi o fork que entrou no core do
kdeedu, e não o original?

[]'s
- --
~  .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>
~ :  :' : Promoção e Defesa do Software Livre: http://www.minaslivre.org
~ `. `'   UIN 14398303
~    `-
~   	 "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado
~    	de nossa miséria"
~    				Brás Cubas