Re: [OT] Reinicialização remota com sistema de arquivos inutilizável

On Wed, 13 Oct 2004 12:30:41 -0300, Marcello Chagas
<acestech@terra.com.br> wrote:

> Eu tinha um desktop Debian e Ext3 que fazia isso de vez em quando, falava que
> os sistema de arquivos era somente leitura.
> Dei um boot pelo modo de segurança e um fsck.ext3 /dev/partição e ele arrumou
> uns inodes que estavam no lugar errado.
> Isso era causado por uns badblocks que estavam no HD e depois disso nunca mais
> deu problema.
> Faz uns 3 meses que fiz isso e tá rodando legal até hoje.
> Mas nunca se sabe, HD é um bicho doido....teve um que de uma hora pra outra
> parou de reconhecer e nem trocando a placa-lógica resolveu.

> [...]

Nesse caso, desconfio fortemente da própria controladora IDE, da
placa-mãe (ASUS P4R800-VM, chipset ATI)... Essa máquina não tem nem
três meses de uso, duvido que seja badblock no HD. É bem esquisito
esse meu problema: ligo a máquina de manhã, posso trabalhar nela por
dois, três, quatro dias seguidos, antes de ela começar a dar erro de
I/O; ou, às vezes eu ligo e apenas quatro horas depois ela já dá essas
loucuras. Só com o botão reset para resolver. Já atualizei bios,
verifiquei que o cabo do HD é de 80 vias...