Re: Apache2 e PHP5 - Compilar ou só instalar?

Olá,

On Sat, Oct 09, 2004 at 10:02:34PM +0000, Daniel Koch wrote:
> Pessoal, tenho 2 servidores, um rodando debian sarge (trabalho) e
> outro rodando sid (em casa).
>
> Em ambos eu preferi compilar o apache2 e o PHP5  pois as versões
> fornecidas pela Debian são antigas, não tem PHP5 para módulo do apache2.
>
> O problema de manter uma versão compilada é sempre ter que compilar
> quando há uma versão nova, e ficar experto quando sai alguma vulnerabilidade,
> uma vez que o apt não irá me alertar de novas atualizações...
>
> Minha dúvida é a seguinte: qual o mais recomendável a fazer? compilar ou usar
> esses pacotes de um outro repositório?

Em minha opinião, depende da confiança que você tem no repositório
externo ao projeto Debian de onde você está obtendo os pacotes
adicionais.

De forma geral, eu prefiro sempre pacotes a ter que compilar tudo
manualmente, devido aos problemas que você mencionou. Porém, é
importante notar que, no caso de pacotes Debian não-oficiais, é
importante que você possa confiar no fornecedor do repositório.

Outra coisa : com um repositório externo, não é sempre garantido que
você possa contar com atualizações de segurança rápidas quando falhas
forem descobertas.

Se segurança for essencial para você (e muitas vezes, é), você pode
tentar se virar compilando tudo na mão ou tentando baixar o fonte de uma
possível versão mais nova dos pacotes do repositório experimental
Debian, por exemplo, e recompilá-lo com as versões das bibliotecas de
sua distribuição padrão (stable, testing ou unstable).

Esse é o caminho mais difícil, mas o mais seguro no caso exemplificado
acima e, se não garante, pelo menos dá uma sensação de ter feito algo
menos errado, já que a idéia é que o que está hoje na experimental via
entrar um dia na unstable e fazer o caminho conhecido por todas as
distribuições até chegcar na versão estável.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||