Re: *** MatLab vs Octave ***

Em Terça 03 Agosto 2004 15:31, Fernando Sato escreveu:
> Olá pessoal, tudo bem?
>
> ALguém saberia me dizer se existe alguma chance de migração do mathlab
> para o octave ou alguma outra solução open source do tipo.
>
> Até mais,
	Existe, mas as limitações são:
(1)Os scripts
que mostram gráficos na tela seguindo sintaxe diferentes dos velhos matlabs
deverão ser reescritos para adequá-los ao Octave.

(2)O Octave possui maior compatibilidade com o Matlab do que Scilab
mas é menos completo.  Versões novas
do Matlab incluem o Maple para fazer cálculo simbólico.  Você deve tentar usar
o Maxima para fazer cálculo simbólico.

(3)Existe o Scilab que também segue o mesmo paradigma do Matlab, porém menos compatível
que o Octave. O Scilab possui também várias bibliotecas para resolução
de problemas numéricos na área de engenharia, controle automático por exemplo.
Embora com menor compatibilidade com o Matlab, o ambiente gráfico
de trabalho do Scilab é muito semelhante ao dos atuais Matlabs. Scripts
escritos para o Matlab em geral necessitam alguma  modificação.

(4)Octave e Scilab resolvem os problemas de cálculo numérico
que o Matlab resolve seguindo a mesma filosofia: operação com matrizes,
seguindo praticamente a mesma sintaxe. Porém, se você quer rodar
scripts que foram desenvolvidos para os últimos Matlabs e que dependam de bibliotecas
proprietárias você deverá comprar Matlab para Linux caso você não esteja
disposto a reescrever  scripts.
Eu uso tanto o Octave quanto o Scilab. Eu uso Octave para processar
em batelada, sem uso de nenhuma interface gráfica com o usuário, arquivos
de dados adquiridos. O Octave é enxuto e confiável; sua biblioteca
é antiga, usada nos velhos Matlabs  e testadas em décadas.

Odair