Re: CDD - Instalador - Falta de programas

On Wed, Aug 04, 2004 at 05:12:35AM +0000, Gilberto F da Silva wrote:
>         Baixei e instalei o disco CDD.  Não entendo porque não constam
> mais
> pacotes tradicionais como Emacs e mc.

CDD = Custom Debian Distribution, ou Distribuição Debian Personalizada.
"Personalizada" (odeia "customizada") aqui é a palavra-chave. Temos mais
de 15.000 pacotes de softwares atualmente no Debian. Tudo isso ocuparia
algo em torno de 14 CDs só para pacotes binários, excluíndo os pacotes
fontes.

A idéia de um CDD é selecionar os pacotes mais utilizados para um
público específico (no caso do Debian-BR-CDD, usuários brasileiros),
fazer quaisquer modificações e/ou adaptações que sejam necessárias e
gerar um CD com isso tudo.

Como trata-se de **um** CD, logicamente temos que fazer escolhas do que
poderá entrar no CD e o que ficará de fora. Por isso, com absoluta
certeza sempre existirão pessoas que ficarão chateadas por seu software
preferido não estar no CD. Porém, nada os impede de instalar tais
softwares a partir dos repositórios de pacotes Debian, pois uma das
principais "leis" de um CDD é ser 100% compatível com o Debian original.

É difícil agradar a todos. Eu, por exemplo, considero o vi como
essencial **para mim** e não o Emacs. O Debian oficial só não consegue
ser mais amigável ao usuário inciante devido a tentar ser genérico o
bastante e possibilitar que qualquer tipo de preferência pessoal possa
ser atendida, logicamente sacrificando um pouco a facilidade devido a
isso.

Aí é que entram as CDDs. De qualquer forma, estamos iniciando a
discussão sobre a lista de pacotes a serem incluídos na próxima versão
do Debian-BR-CDD na lista de discussão
debian-br-cdd@listas.cipsga.org.br . Caso queira participar, poste suas
idéias por lá.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||