OFF TOPIC Duvida a respeito de particionamento x desempenho do servidor

Ola,

Eu montei um servidorzinho web para a nossa Associacao de Pos-Graduandos com o woody.
Maquina: Pentium 90, 16 MB Ram, hda 2 GB, hdb 540 MB, placa rede 10/10 pci realteck.

O primeiro hd nao foi particionado. O segundo possui uma particao de 300 MB para swap. A outra parte nao esta sendo utilizada.

Instalei o MySQL, Apache e o phpnuke. Tem tambem o exim para enviar emails. Tudo esta funcionando beleza.

Quando fui conversar com o pessoal da faculdade para pedir autorizacao para divulga-lo e para resolver um nome para aquele IP, o responsavel me disse para particionar o HD e por cada diretorio principal em uma particao, por exemplo: /etc em uma particao; /home em outra particao; /var em outra particao; etc... Segundo ele, isto deixa o sistema mais rapido, com melhor desempenho(?).

Pergunto: Ele tem razao? Se sim, ha como eu particionar o hd agora sem ser preciso reinstalar tudo outra vez? Quando eu fui instalar, o instalador nao perguntou se eu queria usar a particao que esta sobrando no hd que contem a swap! Eh isto mesmo? Eu tenho que levantar ela manualmente?

Se voce tiver qualquer sugestao, por favor, me mande, pois a APG nao tem grana para comprar um micro melhor, portanto, qualquer melhora neste sistema sera muito bem vinda.

Obrigado

Marcelo

--
Marcelo Luiz de Laia, M.Sc.
Dep. de Tecnologia, Lab. Bioquímica e de Biologia Molecular