Re: Primeiro Contato

Em Sex, 2004-05-07 às 09:36, RUBENS SOUZA escreveu:
> Caros colegas da lista,
>
> Este é meu primeiro e-mail, de muitos, que estarei enviando para esta lista de debate.

que bom... muitas vezes as suas duvidas podem servir para outras pessoas
tambem...

> Como todos sabem a política do Governo atual é de adotar a implantação de software livre.

Graca a Deus que a era Microsoft esta acabado.

> Minha experiência com LINUX é bem básica, não sei muita coisa.

sempre comecamos do basico...

> Apenas instalei várias distribuições na minha própria casa para conhecer
> e já ir se familiarizando com esta nova plataforma.

essa e uma boa maneira de se escolher a distro,
e fazendo exatamente isso que no final acabei
escolhendo o Debian... e olha que eu testei
Red Hat, Mandrake, SuSe, Fedora, Kurumin,
Conectiva dentre outros...

> Nossa missão é bastante audaciosa. Temos mais de 100.000 máquinas na rede envolvendo o
> mais variados sistemas operacional da plataforma Microsoft e pretendemos migrar para
> software livre o máximo possível, de preferência 100%.

acho que voce vai ter que tentar fazer alguam solucao
meio que automatizada para poder migrar todos em computadores
em um curto espaco de tempo, ao menos que o tempo nao seja
problema...

> Temos 16 domínios a nível Nacional, diversos DCs, vários servidores Web, DNS, WINS,

WINS e Microsoft, certo?

> englobando rede de escritório e rede bancária.

> A minha missão particularmente é coordenar a implantação de "estação de escritório".
> Aquela máquina onde o usuário hoje faz seus documentos pelo Word, suas Planilhas pelo Excel,
> seus bancos de dados pelo Access e também possuem sistemas próprios internos onde estes teremos
> que estudar uma maneira de converter para plataforma LINUX.

O Word, Excel e etc, pode ser substituido
tranquilamente pelo OpenOffice (www.openoffice.org)
e o Access pelo MySQL ou PostGRESQL, dependendo
da sua escolha...

O Internet Explorer pode ser substituido
pelo Mozilla (www.mozilla.org)

Os softwares internos se forem feitos em C ou C++
dao menos problemas para migra-los para o Linux,
o unico problema e que vai ter que fazer uma
paerceria com os programadores para eles migrarem...
Se forme em Delphi, talvez seja facil usando o Kylix...
Ja o que nao der para migrar, talvez a solucao seja
emular usando o wine, wineX, vmware, Bochs dentre
outros..
Outra soluca e achar programas equivalentes e livres
para substituirem os programas internos, que devem
ser o sistema de movimentacao e cadastro dos usuarios,
que acredito que foi escrito em COBOL, certo?

A maioria dos programas Linux voce
encontra em www.sourceforge.net, ou no debian
dando um apt-cache search programa, caso
o programa tenha versao compilada para o debian.

Outro site util e o www.freshmeat.net que existem varios
softwares tambem.

Um bom guia Debian GNU/Linux e o guia foca Linux,
no endereco http://focalinux.cipsga.org.br/

tambem voce encontra muita documentacao
usando a ferramenta de procura mais
famosa do mundo, o GOOGLE.

Sites do Debian:
www.debian.org
www.debian.org.br
www.debian-br.org (traducoes)

> A minha primeira CHORADEIRA é para aqueles que já passaram por uma migração deste tipo.

Nunca precisei passar, mas ja li varios casos parecidos, usando SAMBA,
e putras solucoes.

> Caso tiver alguma documentação, dicas, orientação de quais software livres utilizar,
> será muito bem vinda pois ainda estamos documentando um plano de ação.

Os sites que citei acima, e tambem
alguns que coloco abaixo:

Dicas basicas: www.guiadohardware.net (o autor do kurumin)
http://www.linuxdicas.com.br/
um dos meus favoritos, que tem um otimo
newsletter: www.br-linux.org
firewall: http://www.iptablesbr.cjb.net/

Pena que perdi meu bookmark antigo do mozilla,
senao te mandava em anexo diversos links uteis...

> Agradeço a todos,
>
> RUBENS JOSÉ DE SOUZA
> ANALISTA SÊNIOR
> CAIXA ECONÔMICA FEDERAL