Re: Debian como Knoppix

Em Qui, 2004-05-06 às 09:51, Danilo Balarini escreveu:
Gente, o Knoppix é lindo

ele roda diretamente do CD, podendo ser instalado na máquina depois
o que eu mais gostei foi do "achador" de periféricos, logo na
inicialização... mágico !!!
eu queria uma distro que fosse tão leve e robusta como o Debian, mas simples
como o Knoppix

logo
Pergunta1: existe um localizador de periféricos no Debian ? Eu sei que
existem alguns deb´s com essa função, mas realmente não são a mesma coisa.
Gostaria que ele reconhecesse logo de cara quais as minhas placas, meu
monitor, meu processador...
Existe programas para detecção de hardware (que eu conheça pelo menos), como o discover, kudzu, entre outros (estão no repositorio oficial do Debian). Com uma pesquisa mais rebuscada no google ou até mesmo nos repositórios (oficial ou www.apt-get.org) talvez você encontre programas de detecção de CPU, impressoras, monitores. Afinal o KNOPPIX é baseado no Debian. Ele achou em algum lugar. Já experimentou usar:
# dpkg -l | grep detect
ou algo parecido ?
Eu só dei uma olhada no Kurumin (Uma distribuição brasileira baseada no Knoppix) uma vez, e acho que esse comando pode te ajudar.

Pergunta2: o Knoppix é seguro como o Debian? Vou ser mais claro... o Knoppix
pode usar os pacotes de segurança do debian.org usando o apt ??
Bem, me corrijam se eu estiver errado, mas acho que as atualizações de segurança do Debian serve apenas para a versão stable (no caso atual, o Woody). Talvez o Knoppix tenha um reservatório próprio ?
Pergunta3: Qual a real diferença (exceto pelo localizador de periféricos)
entre o Debian e o Knoppix ?
O Knoppix foi desenvolvido para ser um Live CD. Ou seja, ele roda a partir de um CD sem a necessidade de instalá-lo no HD (Acho que sua principal diferença :D ).
Uma vez instalado, acho que ele se assemelha muito com o Debian. Que na verdade É um Debian.
Já tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de um Live CD com uns colegas na faculdade. Usávamos uma instalação Debian para testar e pegar os pacotes. Depois de fechado a versão gerávamos o iso do Live-CD observando alguns detalhes.
Abraços - muito obrigado por sua atenção
Danilo
De nada...
:D

http://messenger.msn.com.br