Debian como Knoppix

Gente, o Knoppix é lindo

ele roda diretamente do CD, podendo ser instalado na máquina depois
o que eu mais gostei foi do "achador" de periféricos, logo na inicialização... mágico !!! eu queria uma distro que fosse tão leve e robusta como o Debian, mas simples como o Knoppix

logo
Pergunta1: existe um localizador de periféricos no Debian ? Eu sei que existem alguns deb´s com essa função, mas realmente não são a mesma coisa. Gostaria que ele reconhecesse logo de cara quais as minhas placas, meu monitor, meu processador...

Pergunta2: o Knoppix é seguro como o Debian? Vou ser mais claro... o Knoppix pode usar os pacotes de segurança do debian.org usando o apt ??

Pergunta3: Qual a real diferença (exceto pelo localizador de periféricos) entre o Debian e o Knoppix ?

Abraços - muito obrigado por sua atenção
Danilo

MSN Messenger: converse com os seus amigos online. http://messenger.msn.com.br