congelamento kde

Acabo de ter a primeira experiência de congelamento total em linux. Não é
muito agradável, e é assustador. Estou no kde, e tive que apertar o botão
reset, e agora não sei mais o que fazer.

Tive primeiro um problema ao lançar alguns jogos que acabei de instalar (não
sei com qual foi o problema - instalei freeciv, grande e mais alguns, posso
mandar uma lista maior se for preciso). Saí do kde, e loguei como outro
usuário, e o kde não abria mais. No meu terminal correspondente a F8, havia
uma mensagem de erro sobre a svgalib, falando algo sobre a configuração do
mouse. Com pressa, resolvi reiniciar o computador. Dito e feito, o kde abriu
normalmente. Abri o kmail e o konqueror, e comecei a navegar (site da ufrj,
problemático), até que tudo travou. O mouse e o relógio continuavam
funcionando, e mais nada. Procurei alguma informação relevante nos logs
em /var/log, mas não achei nada.

Alguma idéia? Aonde procurar?