Re: gateway de internet ou coisa parecida

On Tue, 06 Apr 2004 13:29:06 -0300
"Danilo Balarini" <xtherion@hotmail.com> wrote:

> eu quero fazer o meu p3-500 meu servidor de internet ou sei lá o que
> for o nome

Uma denominação apropriada para uma máquina é sempre aquela que diz o
que a máquina faz. Se faz/vai fazer de passarela (gateway), pois é uma
passarela. Se vai dar serviços na Internet, é um servidor da
Internet. Se vai proteger a sua rede interna, poderia até ser um
corta-fogos (firewall).

> estou usando Debian 3.0r2 || 2.4.18-bf2.4
> e possuo 2 placas de rede, minha internet é a cabo e o IP pé dinâmico
>
> os passos que tomei:
>
> modprobe ip_tables
> modprobe iptable_nat
> ip_forward=yes no /etc/network/options
> echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
>
> daí fiquei confuso. Eu usaria:
> iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
>
> porque a minha internet vem pela eth0. Mas quando eu dou um 'pon', ppp0
> recebe ela, entenderam ???

Você não falou disso, mas é o seu provedor que deve dizer o que precisa. O
"normal" hoje parece ser o pppoe, isso é PPP sobre ethernet.

> porque eu uso iptables no eth0 se a minha interface de internet é ppp0 ?

Boa pergunta. Por que faz isso?

Se realmente é pppoe, deixe o eth0 para o pppoe e não mexe com
ele. Para todos os efeitos, a sua Internet vem de ppp0.

> eu tenho que dar um route add default gw 10.10.1.1 eth1 ???

Não se está usando ppp[oe], pois esta rota vai ser inserida
automaticamente no momento de entrar online.

> eu qtenho que atribuir um ip fixo na eth eth0 e eth1 ???

Se tem IP dinâmico, não no eth0. eth1 obviamente sim precisa um IP
interno, porque do jeito contrário você não participaria na rede
local.

> nos meus clientes, eu tenho que configurar o que ? a internet que
> vem do IP da eth1 ou dizer que minha internet vem de um gateway ???

Eles vão precisar do seu IP interno como gateway e de algum IP para o
DNS. Isso dependerá como você configura. Pode dar o IP do DNS do seu
provedor ou pode montar um forwarder, e então eles usarão o seu IP
interno também para o DNS.

HTH

--
Christoph Simon