gateway de internet ou coisa parecida

gente, é pergunta de estágiário de adjunto iniciante:

antes de mais nada, olá a todos

eu quero fazer o meu p3-500 meu servidor de internet ou sei lá o que for o nome
estou usando Debian 3.0r2 || 2.4.18-bf2.4
e possuo 2 placas de rede, minha internet é a cabo e o IP pé dinâmico

os passos que tomei:

modprobe ip_tables
modprobe iptable_nat
ip_forward=yes no /etc/network/options
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

daí fiquei confuso. Eu usaria:
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

porque a minha internet vem pela eth0. Mas quando eu dou um 'pon', ppp0 recebe ela, entenderam ???

e daí estou aqui com algumas perguntas:

porque eu uso iptables no eth0 se a minha interface de internet é ppp0 ?
eu tenho que dar um route add default gw 10.10.1.1 eth1 ???
eu qtenho que atribuir um ip fixo na eth eth0 e eth1 ???
nos meus clientes, eu tenho que configurar o que ? a internet que vem do IP da eth1 ou dizer que minha internet vem de um gateway ???

muito obrigado pela ajuda