Re: Posso deletar libs não usadas?

Em Sun, 04 Apr 2004 00:53:58 -0300
Jorge Peixoto de Morais Neto <JorgePeixoto@h8.ita.br> disse que:

> Se o deborphan disser que alguma lib não tem nenhum programa dependendo
> dela, eu posso deletar tranquilo? Ou será que o sistema pode precisar
> dela de algum jeito?

Não, homem de pouca fé!! :-)
Se o deborphan disse que ninguém está usando, pode ficar tranqüilo.

Só não mate o arquivo na mão, né. Você tem o apt pra isso!

apt-get remove --purge `deborphan`

> E o pacote iptables?Eu apenas uso a internet e compartilho arquivos na
> rede, não sou servidor nem roteador nem nada. Então eu não preciso de
> iptables e posso deletar, certo?

Errado, eu diria... O Deborphan acusou o iptables? Este programa é pra
ajustar parâmetros de tráfego de pacotes. Mais geralmente usado para
configurar firewall. Se você tem uma (e deveria! se usa debian, a fama da
segurança está também em suas mãos! :-) ele é quem toma conta (ou o
shorewall, ou o firestarter, ou ...)

Abraço

Cláudio