Bom dia...alguém poderia me ajudar???????

Será que alguém poderia me ajudar?????????

Estou fazendo um script em Shell Unix ,  ao qual esse script vai entrar num diretório X, verificar se tem arquivos de extensão .y e se tiver, vai fazer o ftp pra outro servidor,  caso não, envia um e-mail pra FULANO  avisando que não há arquivos .y .

Bem, eu ja tenho o script de FTP e o de e-mail,  mas  não estou conseguindo fazer  o pra entrar no diretório e verificar se há arquivos...  Será que alguém poderia me ajudar????  Pois sou um pouco leiga ainda nisso......

Bem, aí vai mais ou menos o modelo de como estou fazendo:::::
Alguém sabe me dizer quais comandos posso utilizar ?????????

************
cd /diretorio onde tem arquivo
verificar se tem arquivos  *.y

if "tiver arquivos de extensão y  "