Re: Redimencionando particao ext3 (URGENTE)

Dizem que Renato Salles tentou dizer:

> Ainda assim acho estranho colocar uma partição swap na primeira partição
> física/lógica do disco.
> Definitivamente, isso não é comum.

Também estranhei a instalação inicial ter sido feita desta maneira, mas
pra dizer a verdade acabou facilitando redimensionar a partição raiz...

Acho que não é bem assim... esses HDs com muitas cabeças de leitura são
caros, e os convencionais têm só uma mesmo...

Ela já estava antes da partição raiz. Eu só não ia alterar isso... mas de
qualquer forma, o problema maior é alterar a posição do inicio da
partição, que deve permanecer estático em redimensionamentos pelo
diskdrake, que usa o resize2fs... esse é o problema.

Os sistemas de arquivos do linux já mandam bem nisso sozinhos, colocando
os dados de um arquivo ou diretório perto do seu inode, diminuindo o
deslocamento da cabeça de leitura... eu li que funciona mais ou menos
assim.

Me informem se souberem de alguma ferramenta de particionamento que
permita deslocar o inicio da partição, ok? Tenho que descobrir uma
solução até o próximo fim de semana... :-)

Valeu galera...

* Guilherme Tozo de Carvalho *
*    Cel: (11) 8115-0636     *
*     BCC2001 - IME USP      *