Re: [BEM OFF-TOPIC]rpm packages

Em Qua, 2004-12-29 às 19:47 -0200, Igor Morgado escreveu:
> Neste mercado .. ninguem processa ninguem.. ninguem garante nada..
>
> A unica coisa que da briga aki sao patentes.. E atualizcao por
> atualizacao, a debian da um banho.

É lógico que há garantias. Uma empresa que necessita de serviços
computacionais exige, no mínimo, a garantia de ter tudo funcioando
perfeitamente além de muitas outras coisas.

> [...]
> foram tao maus assim.

> Se voce pensar q o software foi uma criacao mais poderosa em funcao ao
> captalismo do que os barbeadores e 2 laminas, voce vera que acabar com
> o modelo de licenceamento criado por REDMOND (acho q um dos circulos
> infernais se chama REDMOND) voce vera q ele eh ANTI-CAPTALISTA... mas
> nao vamos entrar nestas discussoes sociais, filosoficas.
>
> E depois do "fechamento" da RH ela foi considerada pela comunidade
> livre como sendo pior q a M$...
>
> Ta bom q logo depois a Caldera/SCO veio para esculhambar tudo..

Eu apenso que cada distribuição possui um enfoque de objetivos e
características próprias que as tornam mais propícias para certas
atividades.

Se eu fosse dono de uma empresa, colocaria SUSE(também não gosto de RH)
pra rodar nela e pronto. Eu poderia muito bem usar sistemas Debian e
contratar suportes e assistentes qualificados que tenham conhecimento do
sistema (o que não é difícil de se encontrar para Debian), mas eu
esbarraria em vários outros inconvenientes. O Debian depende
_exclusivamente_ de voluntários para desenvolvimento, correção de bugs e
tudo o mais. A documentação é clara: o Debian vem com, completamente,
nenhuma garantia (NO WARRANTY). Só quem mexe com negócios sabe como
funciona essas coisas...(qualquer problema, basta uma ligação: "Vem
resolver essa &%#@(+!!", é isso que empresário quer e está disposto a
pagar por) o Debian não se encaixa nesse ramo, definitivamente. E,
segundo os idealizadores do projeto Debian, esse não é o objetivo. O
Debian nem sequer possui uma estrutura empresarial: vários
desenvolvedores espalhados pelo mundo conectados por uma rede.
Quanto o que se disse anteriormente sobre a imprevisibilidade do Debian:
espero que ele seja imprevisível para sempre! Tornar o Debian previsível
implicaria medidas que o descaracterizariam... É outro universo,
gente... Acho que nunca mais verei algo como o Projeto Debian... É o
maior e melhor exemplo de anarquia que eu já tive a felicidade de
conhecer. Seja pela sua variedade de ferramentas(o q eu mais gosto),
seja pela seu gerenciamento de pacotes, seja por sua vasta documentação
ou sua flexibilidade, configurabilidade e etc. o Debian é o melhor, para
mim, claro.
Eu apoio a iniciativa de implantação do Debian em sistemas do Governo
Federal (e orgãos públicos me geral), pois além da face ideológica
(livre), poupará dinheiro público. Assim como não vejo o problemas(acho
uma boa, até) de pequenas empresas em usarem o Debian.
O Projeto Debian não precisa da homologação da Oracle. Há outras emŕesas
que ajudam o Debian de forma muito mais eficiente.
Para terminar: Cada macaco no seu galho!

PS. Desculpem a mensagem despropositada, mas é que eu adoro um "flame".
PS2. Vocês viram o link patrocinado da Microsoft no Google?:
Debian ou Windows?
Qual tem melhor desempenho?
Qual tem os menores custos?
http://www.microsoft.com/brasil/getthefacts/