notebook ECS G732 desligando por aquecimento

Oi pessoal. Eu adquiri na metade do ano um note ECS G732. A
idéia foi boa, é um Pentium IV 2 ghz, 512 de ram, dvd+cdrw, chipset sis, hd
de 60gb, chipset de vídeo 3d radeon mobility 9000 64 mb. Só que coisa
barata é coisa barata mesmo, não adianta.

O que acontece é que esse bicho simplesmente se desliga por
superaquecimento. Claro, o que eu quero fazer é converter um filme em DivX,
isso implica em uso máximo do processador por algumas horas, é verdade. E é
verão, isso também é verdade, agora está fazendo uns 27°C e está abafado.
Dá uns 5 minutos convertendo o filme (dvdrip/transcode), e ele se desliga.
Mas poxa, até mesmo num dia de inverno, em que fez um calorzinho fora do
normal, o note se desligava. Como eu previa, no verão óbvio que isso ia
acontecer direto. Se eu morasse no nordeste, eu tava f... :)

Queria fazer uma pergunta. Isso é próprio de notebooks, todos são assim, ou
o ECS que é vagabundo e mal-projetado mesmo? Sei lá, paguei perto de R$
5.000, enquanto que um hardware equivalente num IBM, Dell, alguma marca
"parruda", estaria na volta de uns R$ 9.000. Desculpem o desabafo.

E pergunto ainda se há alguma coisa que se possa fazer além de deixar o ar
condicionado ligado? :)

[]s e boas festas
Rodrigo