Re: Sistema para UTF-8

  Olá mandioca

On Sat, 11 Dec 2004 18:36:03 -0200, mandioca <mandioca@mighty.co.za> wrote:

> Esse assunto me interessa. :-)
>
> Existe uma certa deficiência em documentação nessa área em lingua
> portuguesa. Eu mesmo tenho vontade de traduzir alguma coisa, mas
> infelizmente não disponho de tempo... :-(

  Tem razao.. e muito desatualizadas  tb !

> Porém existe uma boa documentação em lingua inglesa. São elas:
> man utf8, man unicode e o howto: Unicode-HOWTO que pode ser obtido em
> www.tldp.org  ou instalando o pacote doc-linux-text (aponte
> depois para /usr/share/doc/doc-linux-text) além do www.unicode.org .

  Eu encontrei estes e estudei outros tb (como o linux console how-to)...

> Agora, tentando sanar suas dúvidas:
>
> Você instalou boas fontes unicode? Se não, instale-as. serão úteis.
> existem links para fontes unicode no Unicode-HOWTO.

  Exato! Este parece ser meu problema. Ocorre quando digito a tecla
cedilla ou qualquer outra acentuada ela simplesmente não aparece ou
aparece algum caracter estranho. Então executo 'uni' (do pacote que
instalei 'fonty-rg') e entao o cedilha aparece quando digito tal
tecla, mas as teclas acentuadas continuam simplesmente nao aparecendo
nada (por exemplo: '´' + 'a' deveria imprimir 'á', mas nao imprime
nada). Acho q o problema é uma fonte de teclado que suporte acentos e
seja unicode. Qual vc está utilizando? Testei várias..

> O bash assume por padrão todos os caracteres como sendo 1byte e
> com largura padrão. porém existe um patch que ensina o bash sobre
> caracteres multibyte. eu não me lembro onde encontrei esse patch,
> mas acho que existem informações sobre ele no howto.

    Nas documentacoes que encontrei, diziam que utilizando bash3 e
libreadline5 esses problemas acabam no bash.

> Quanto ao seu problema com cedilha e acentuação, provavelmente
> decorre da fonte que o bash está usando por padrão.

    Como disse, eu também acho q este é o problema.

> aqui no meu sistema essa fonte é definida no arquivo
> /etc/console-tools/config. Dê atenção principalmente
> às seguintes linhas:
> SCREEN_FONT=nomedafonte.psf  e
> (localização das fontes:/usr/share/consolefonts)
> SCREEN_FONT_MAP=mapadeteclado

     Qual vc está utilizando? Aonde obteve? É de grande interesse meu,
pois acho q os problemas devem estar aí ..

> Porém, mesmo com o patch o bash não será capaz de mostrar caracteres
> com largura maior que a padrão.

       .. denovo, como bash3 + libreadline5 dizem as documentacoes que resolvem

> Dê uma checada também nos mapas de teclado que você instalou, se eles
> condizem com seu teclado abnt2(no que concerne a ç e acento).

      estão de acordo, tanto que quando eu uso uma outra fonte
(provida pela script uni do pacote fonty-rg o cedilha funciona , mas
nao ainda os acentos)

> E, para finalizar, desculpe a pergunta, mas o que leva você
> a configarar utf-8 na sua máquina? quais os motivos?

    .. estou estudando algums codigos do kernel responsaveis por
input/output nas seriais..  (tty, etc), utf-8 é o futuro e é muito
importante para uma empresa grande ou qualquer empresa que tenha
contatos internacionais - portanto muito interessante saber...  e para
configurar o sistema redondo :)

> espero ter ajudado.

  valeu, ajudou sim!

Rodrigo Ferreira Baroni