Re: Sistema para UTF-8

Em Sáb, 2004-12-11 às 14:13 -0200, Rodrigo Baroni escreveu:
>   Olá pessoal,
>
>           Alguém conseguiu configurar o console para o sistema UTF-8?
> Estou tendo problemas para fazer o teclado abnt-2 (as teclas com
> acentuação e o ç) funcionarem corretamente.. Os passos que fiz:
>
>                1) Configurei os locales (dpkg-reconfigure locales -
> setanto para pt_BR.UTF-8)
>                2) Executei o unicode_start
>                3) Instalei mapas de teclado com suporte a unicode
> (fonty-rg e fonty); - tentei o filterm e dynafont tb
>
>            Alguém tem alguma sugestão/idéia?!
>
> Rodrigo F. Baroni

Esse assunto me interessa. :-)

Existe uma certa deficiência em documentação nessa área em lingua
portuguesa. Eu mesmo tenho vontade de traduzir alguma coisa, mas
infelizmente não disponho de tempo... :-(

Porém existe uma boa documentação em lingua inglesa. São elas:
man utf8, man unicode e o howto: Unicode-HOWTO que pode ser obtido em
www.tldp.org  ou instalando o pacote doc-linux-text (aponte
depois para /usr/share/doc/doc-linux-text) além do www.unicode.org .

Agora, tentando sanar suas dúvidas:

Você instalou boas fontes unicode? Se não, instale-as. serão úteis.
existem links para fontes unicode no Unicode-HOWTO.

O bash assume por padrão todos os caracteres como sendo 1byte e
com largura padrão. porém existe um patch que ensina o bash sobre
caracteres multibyte. eu não me lembro onde encontrei esse patch,
mas acho que existem informações sobre ele no howto.

Quanto ao seu problema com cedilha e acentuação, provavelmente
decorre da fonte que o bash está usando por padrão.
aqui no meu sistema essa fonte é definida no arquivo
/etc/console-tools/config. Dê atenção principalmente
às seguintes linhas:
SCREEN_FONT=nomedafonte.psf  e
(localização das fontes:/usr/share/consolefonts)
SCREEN_FONT_MAP=mapadeteclado

Porém, mesmo com o patch o bash não será capaz de mostrar caracteres
com largura maior que a padrão.

Dê uma checada também nos mapas de teclado que você instalou, se eles
condizem com seu teclado abnt2(no que concerne a ç e acento).

E, para finalizar, desculpe a pergunta, mas o que leva você
a configarar utf-8 na sua máquina? quais os motivos?

espero ter ajudado.

--
mandioca
mandioca@mighty.co.za