Arquivo não encontrado no repositório Debian

Pessoal é o seguinte, estou tentando instalar um soft de edição de vídeo o Cinelerra.
Baixei o rpm, segui a sequência alien, dpkg.
Quando rodo cinelerra ele gera um erro dizendo que o arquivo libXxf86vm.so.1 não existe. Pesquisei bastante na Net e achei esse arquivo em alguns pacotes, principalmente do Mandrake e do Red Hat, também Suze.
No repositório Debian encontrei o seguinte:

usr/X11R6/lib/libXxf86vm.a				    devel/xlibs-dev <http://packages.debian.org/stable/devel/xlibs-dev>
usr/X11R6/lib/libXxf86vm_pic.a				    devel/xlibs-pic <http://packages.debian.org/stable/devel/xlibs-pic>
usr/i486-linuxlibc1/lib/libXxf86vm.a			    oldlibs/xlib6-altdev <http://packages.debian.org/stable/oldlibs/xlib6-altdev>

Mas não é o tal libXxf86vm.so.1.
Baixei um rpm que contém o mesmo já mandei o alien coverter mas antes de rodar dpkg gostaria de saber da lista o seguinte: 1-Se o Debian não contém tal arquivo fico vulnerável à política dos mantenedores dele em outros repositórios, certo? O que vcs me aconselham, instalo o tal pacote rpm (que é cheio de arquivos...) ou alguém tem outra solução?