Re: OT: Segurança Linux.

Olá Leandro,

   Como outro colega disse, o SELinux é um excelente projeto,
desenvolvido pela NSA para trazer mais segurança ao Linux.
  Ele implementa o Mandatory Access Control através de um novo
componente no kernel - o gerenciador de segurança.
   No site da NSA tem alguma documentação embora já esteja
desatualizada e não reflete a implementação corrente do SELinux.
   Um dos pontos inibitivos do Selinux é a configuração das políticas
de segurança, que requer o aprendizado da sintaxe - nem sempre fácil.
   As distros que o implementam, distribuem uma política padrão mas
para projetos especiais, será sempre bom fazer um "fine tunning",
i.e., um ajuste fino.
   Alguns projetos atuais estão partindo para a implementação de
políticas para aplicativos como Mozilla {Firefox, Thunderbird, etc},
visando aumentar a proteção do usuário/sistema em ambientes com acesso
a Internet, etc.
   Se não me falha a memória, o ITI está trabalhando no projeto Linux
Seguro que é baseado no SELinux.
   Se precisar de mais info, posso mandar em pvt uma dissertação de
Mestrado sobre o SElinux, apresentada em Set/2004.
  Abraço,

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
LinuxUser: #24626         is the Lord's purpose that prevails" Pv 19.21