Re: KDM

On Thu, 9 Dec 2004, Marcio de Araujo Benedito wrote:

> [...]
> outras distros, existe o diretorio /usr/share/doc/<nome_do_pacote>/ onde
> constam alguns arquivos que o mantenedor tem obrigação de construir para
> que o pacote seja condizente com o projeto debian. Um deles, o
> README.Debian, esclarece 90% das duvidas (pelo menos pra mim). Outro, o
> changelog.gz ou changelog.Debian.gz são muito importantes para quem usa
> testing ou unstable. Basta criar o habito de ir neste diretorio quando
> se tem um problema, pois se lá não tem solucao tem a referencia para a
> documentacao mais completa, a comecar pelo sitio do projeto.

Bom, isso de ir no /usr/share/doc/<pacote> eh essencial, muitas
dores-de-cabeca se resolvem indo lah no README.Debian. Mas nesse caso, eu
resolvi ir lah verificar.. por mais estranho que possa parecer, o
README.Debian soh fala do xdm e nada do kdm!
Soh consegui descobrir onde ficam todos os arquivos de configuracao do kdm
ao fazer um 'dpkg -L kdm' (para os curiosos: /etc/X11/xdm e /etc/kde3/kdm
)

Mesmo a documentacao nao estando muito atualizada, ela jah oferece uma
saida... Agora, voltando ao inicio, como a pessoa vai procurar no
/usr/share/doc/* se ninguem falar pra ela sobre isso? Ou mesmo o link na
web ('consulte docs.kde.org...') que vc mandou no outro e-mail?

> Tenho um curso "como fazer buscas na web", adaptado do curso
> disponibilizado Por Rubens Queiroz de Almeida (o da dicas-l), que uso em
> minhas aulas presenciais. Quando nossa escola virtual estiver liberada,
> vou oferecer turmas ostensivas para ver se resolve (porque eu acho que o
> problema não é nao saber procura, e sim ter vontade de procurar sendo
> que é mais facil perguntar na lista do que ler o que foi encontrado)

Eu conheco o Rubens e esse curso dele eh realmente bacana (BTW, o link eh
http://www.ead.unicamp.br/minicurso/ -> Busca na Web).

Mas quando eu escrevi o e-mail, pensava em outra interpretacao, me
expressei mal: muitas vezes o problema em algum programa se reflete em
outro, e por desconhecer a estrutura acabamos sendo confundidos. Sem
contar que as vezes nao eh muito facil descrever o problema em algumas
palavras chave.

Por exemplo: ateh hoje eu uso uma rede aqui na faculdade (SuSE) e quando
eu logo nunca entra em nenhum window manager, soh aparece um shell
(somente comigo ocorre isso). se eu digitar 'startkde; exit' nesse shell,
ele entra no KDE normal, e qdo eu dou logout, ele sai e fecha tudo. Jah
apaguei tudo quanto eh arquivo .<alguma_coisa> da minha area, ~/Desktop,
etc etc e o problema continua. Jah liguei debug de tanta coisa que nem me
lembro mais. O fato foi que desisti de procurar e uso assim mesmo. Por
acaso vc (ou alguem) teria alguma ideia do problema?

--
Marcos Lazarini