Re: Aumentando o HD

Thadeu Penna wrote:

> [...]
partimage nesse caso. O Partimage é muito bom, mas ele é indicado apenas
pra
razão é que a geometria do disco pode ser diferente; veja ela com um
fdisk -l

> Quando copiei uma partição reiserfs de HDs diferentes, tive este
problema.
> Foi só rodar o reiserfsck --fix-fixable e tudo funcionou numa boa.

Mas ele corrige erros desse tipo? (veja abaixo) Eu fiquei com todas as
particoes dando esse erro, e ao tentar entrar no PartitionMagic, uma
mensagem de erro +- assim aparecia:
"Seu disco possui um problema serio, ha problemas em relacao ao
alinhamento as particoes com os cilindros. Esses erros sao muito graves,
faca backup imediato do HD todo e reformate-o. PM will exit now"

Por isso, realmente nao eh interessante usar direto o dd de um disco para
outro.

$ fdisk -l /dev/sda

Disk /dev/sda: 1 heads, 35843670 sectors, 1 cylinders
Units = cylinders of 35843670 * 512 bytes

   Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 * 1 1 32098+ 83 Linux
Partition 1 does not end on cylinder boundary:
     phys=(3, 254, 63) should be (3, 0, 35843670)
/dev/sda2 1 1 168682+ 83 Linux
Partition 2 does not end on cylinder boundary:
     phys=(24, 254, 63) should be (24, 0, 35843670)