Re: Aumentando o HD

Bem, vou colocar minha colher aí também...

Do alto de meus seis meses de debian...

Já fiz umas três vezes a mudança de hd, e essa foi uma das coisas que mais
gostei no debian em relação ao windows: não foi necessário reinstalar nada,
só prestar um pouco de atenção no lilo (nunca usei grub).

Primeiro passo: olhar o howto em
http://www.tldp.org/HOWTO/Hard-Disk-Upgrade/index.html; não sei se tem versão
em português, fui no inglês mesmo.

A seguir, para mim, foi o seguinte (supondo que o disco original seja o hda):

1) instalar o disco novo (hdb, slave, ou hdc, master - mas vou usar o hdc aqui
no exemplo, porque as cópias ficam bem mais rápidas do que colocando os dois
no mesmo cabo);

2) criar as partições do tamanho que você quiser (e quantas quiser; já que
você está com um disco maior, talvez valha a pena criar mais partições
separadas, como para /var e /tmp).
Por exemplo, vou considerar as seguintes partições: / (hdc1), /home (hdc2),
swap (hdc3), /usr (hdc5), /var (hdc6), /tmp (hdc7). Você pode criá-las com
qualquer programa (fdisk, parted, etc). Só não se esqueça de criar um sistema
de arquivos (ext2, ext3, reiserfs etc.), que não precisa ser o mesmo que você
usava, mas precisa estar compilado no kernel (e não em módulo).

2a) Talvez seja o momento de pensar se não quer usar LVM (Logical Volume
Manager - para poder alterar o tamanho das partições mais facilmente no
futuro) ou RAID (já que você tem dois discos, você pode melhorar o desempenho
ou manter uma cópia de seus arquivos). Já pensei várias vezes em usar os dois
métodos, mas nunca fui adiante: as documentações são enormes, e os passos são
muitos...).

3) Montar corretamente as partições.

Crie um diretório /novodisco

Monte a partição root nova em /novodisco.

Monte as demais partições novas em seus devidos lugares:
/home (hdc2) em /novodisco/home
/usr (hdc5) em /novodisco/usr
/var (hdc6) em /novodisco/var
/tmp (hdc7) em /novodisco/tmp

4) Copiar os arquivos. Para copiar, use a opção -a do cp, que preserva ao
máximo possível a estrutura dos arquivos originais.
cp
-a /bin /boot /dev /etc /home /lib /lost+found /mnt /root /sbin /tmp /usr /var /novodisco

(tudo na mesma linha).

Ficam faltando os arquivos que estão na raiz, que você copia com
cp -dp /* /.* /mnt/hdc1

5) Alterar os arquivos de configuração. Basicamente o lilo.conf e o fstab.
5a) /novodisco/etc/fstab:

comentar as linhas antigas e acrescentar as novas;

5b) /etc/lilo.conf

No HOWTO que eu citei, ele explica como fazer para instalar o lilo no Master
Boot Record (MBR) do segundo disco de forma que ele funcione quando você
tirar o primeiro disco (e o segundo, em conseqüência, virar o primeiro).
Quando você for fazer isso, dê uma olhada por lá. Eu proponho que você
primeiro faça uma configuração que permita o boot nos dois, para testar.
Seria mais ou menos o seguinte:

boot=/dev/hda   #instala o LILO no primeiro disco
map=/novodisco/boot/map         # Location of "map file".
install=/boot/boot.b   # File to copy to hard disk's
                               # boot sector.
prompt                         # Have LILO show "LILO boot:"
                               # prompt.
timeout=50                     # Boot default system after 5
                               # seconds. (Value is in tenths of
                               # seconds.)

image=/vmlinuz   # Aqui a opção padrão, bootar no disco velho
        root=/dev/hda1
 label=disco-velho
        read-only
        vga=normal
image=/novodisco/boot/vmlinuz  # E aqui está o boot já no novo disco.
 root=/dev/hdc1
 label=disco-novo
 read-only
 vga=normal

Antes de rebootar, é claro, tem que rodar o lilo (como root). E ao entrar no
novo disco, não se esqueça de alterar também o lilo.conf novo (já que aqui
alteramos só o velho).

É claro, não deixe de verificar cada comando, pois trata-se de operações
sempre arriscadas. Veja todas as páginas man etc. E dê um retorno.

[]s,

tiago.